Exames
Veja abaixo a relação dos principais exames que você pode fazer na Clínica Bluestar.
O exame de bioimpedância é bastante usado na medicina preventiva e nutrologia, auxilia o profissional da saúde na indicação de um tratamento adequado aos pacientes, analisando a composição corporal do indivíduo com a quantidade de músculo e gordura corporal. Além do peso e do Índice de Massa Corporal (IMC), o resultado trará números relativos à massa gorda, massa magra, massa muscular, hidratação, densidade óssea, gordura visceral, e metabolismo basal.
Muito útil na medicina preventiva, a bioimpedância também costuma ser usada em academias ou em consultas de nutrologia para avaliar as necessidades e carências do paciente, assim como a evolução da sua composição corporal após a adoção de um plano alimentar e de treinos mais específicos.
Esse exame é feito com o uso de uma balança especial, como a InBody, que possui uma placa de metal capaz de conduzir correntes elétricas imperceptíveis pelo corpo do paciente, conseguindo, assim, fazer uma leitura da estrutura corporal.
Para garantir resultados corretos sobre o corpo do paciente, é importante seguir as orientações, tais como:
- Não comer, beber café ou fazer exercício físico nas 4 horas anteriores ao exame.
- Beber entre 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame, ou seja, estar com o corpo hidratado.
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 48 horas anteriores ao exame.
- Não passar creme nos pés ou nas mãos para não interferir na leitura do equipamento.
- Usar roupas leves e poucas peças para garantir que os resultados sejam os mais exatos possíveis.
A bioimpedância é bastante relevante para a medicina preventiva porque ajuda o profissional de saude a traçar um tratamento mais adequado para seus pacientes, sempre levando em consideração os níveis reais do corpo, sendo possível ter melhores resultados na prevenção de doenças, na perda de peso e em outros objetivos voltados para a saúde e bem-estar do paciente.
O eletrocardiograma, ou ECG, é um dos exames realizados para a avaliaçao da saúde cardiovascular.
Pode ser utilizado também para avaliar a melhora ou piora de doenças e a eficácia de medicamentos para arritmia ou marca-passos.
É um exame solicitado para avaliar a atividade elétrica do coração através de eletrodos fixados na pele. Seu objetivo é detectar anormalidades do ritmo do coração e o número de batimentos por minuto (bpm), consequentemente é possível diagnosticar diversas complicações, como: doenças genéticas, infarto do miocárdio, aumento de cavidades cardíacas, hipertrofia das câmaras cardíacas, distúrbios na condução elétrica do órgão, presença de arritmias e doenças coronarianas.
O eletrocardiograma também faz parte do check up de saúde do coração no caso de outras condições presentes, tais como:
- colesterol alto,
- diabetes,
- histórico familiar de doença cardíaca,
- além de ser muito importante para pessoas que iniciarão a pratica de atividade fisica.
Para realizar, o paciente é orientado a se deitar por 5 minutos antes do início do procedimento. Após o tempo de repouso, o profissional responsável irá colar os eletrodos na região frontal do peito, nos punhos e nos tornozelos. A fim de auxiliar na melhor captação da medida, utiliza-se um gel sob os dispositivos.
O exame Holter, diferentemente dos demais exames cardiológicos que são realizados em alguns minutos, é feito em 24 horas, de forma não invasiva, seguindo os passos abaixo:
- São colocados 3 eletrodos no tórax do paciente;
- O receptor é colocado na cintura do paciente, por 24 horas ou pode ser levado no bolso;
- O paciente é orientado registrar os horários de suas atividades diárias e quaisquer sintomas;
- Após 24 horas, o paciente deve voltar a clínica para a retirada dos eletrodos e do receptor.
A finalidade do exame é detectar, registrar, quantificar e calcular a variação do ritmo cardíaco durante as atividades diárias habituais do paciente.
O exame Holter pode ser indicado nas seguintes situações:
- Exames de check-up;
- Acompanhar pacientes que possuem marcapasso ou o diagnóstico de alguma doença cardíaca;
- Exame complementar a outros exames cardiológicos;
- Avaliar pacientes com queixas de tontura, palpitação e falta de ar;
- Suspeita de arritmias cardíacas.
MAPA de 24h significa monitorização ambulatorial da pressão arterial realizada durante 24 horas. Como o próprio nome sugere, esse exame avalia a pressão do paciente durante um dia inteiro, inclusive durante o sono e suas atividades cotidianas. Essa avaliação é importante porque algumas condições cardiovasculares podem só se manifestar em outros momentos e situações, que uma simples avaliação da pressão no ambulatório pode não revelar.
Algumas das vantagens dessa forma prolongada de avaliar a pressão em relação à medição tradicional são:
- Obter uma “média” da pressão arterial do paciente ao longo do dia, já que as muitas medições permitem descartar uma ou outra medida muito alterada.
- Poder avaliar como a pressão se comporta durante o sono, em pacientes com quadros de apneia do sono.
- Medir a pressão em um ambiente familiar para o paciente, para esclarecer se uma eventual alteração se deu pelo estresse do consultório médico. (hipertensão do jaleco branco).
- Permite acompanhar a resposta à medicação anti-hipertensiva.
- Possibilita também a investigação de episódios e sintomas de hipotensão.
Assim como a avaliação da pressão em consultório, o exame MAPA 24h é um exame não invasivo e tranquilo para o paciente.
Ele é feito a partir de um manguito fixado ao braço do paciente, para acompanhar a pressão, além de um monitor que registra os seus resultados. Esse monitor pode ficar em uma pequena bolsa ou fixado à cintura.
O tempo de intervalo entre as verificações pode ser indicado pelo próprio médico, e todo trabalho é feito pelo próprio aparelho. Por exemplo, se a medição tiver de ser realizada a cada 15 minutos, nesse intervalo de tempo, o próprio sistema fará o procedimento e registrará o resultado.
/p>
O ultrassom com Doppler, ecografia com Doppler ou ecodoppler colorido, é muito similar ao ultrassom comum: ondas sonoras são emitidas diretamente nos órgãos e tecidos internos do corpo e os ecos produzidos nesse encontro geram imagens em tempo real, que podem ser acompanhadas pelo profissional e paciente.
Quando o exame é realizado com Doppler, é possível avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue do corpo. Esse tipo de exame serve para a investigação de anormalidades nos vasos sanguíneos, que podem gerar tromboses, varizes e aneurismas, e durante a gestação, para medir o fluxo de sangue da mãe para o feto.